Na Grécia, Artemis era uma deusa ligada inicialmente á vida selvagem e á caça. Durante os períodos Arcaico e clássico, era considera filha de Zeus e de Leto, irmã gemêa de Apollo; mais tarde, associou-se também á luz da lua e á magia. Em Roma, Diana tomava o lugar de Ártemis,frequentemente confudinda com Selene ou Hécate, também deuses lunares.
Mito
O seu mito começa logo á nasença. Ao ficar grávida, a sua mãe incorreu na ira de Hera que a perseguiu a ponto de nenhum lugar, com receio da deusa rainha, a querer receber quando estava preste a dar á luz. Quando finalmente na ilha de Delos a receberam, Ilítia, filha de Hera e deusa dos partos, estava retida com a mãe no Olimpio. Letó gemêos, e Ártemis, tendo sido a primeira nascer, revelou os seus dotes de deusa dos nascimentos auxiliando no parto do seu irmão gêmeo, Apollo . Também é conhecida como Cíntia, devido ao seu local de nascimento, o monte Cinto .
Deusa da caça e da serena luz, Ártemis é a mais pura e casta das deusas e, como tal, foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas. Zeus, seu pai, presenteou-a com arco e flechas de prata, além de uma lira do mesmo material (seu irmão Apolo ganhou os mesmos presentes, só que de ouro). Todos eram obra de Hefesto, o Deus do fogo e das forjas, que era um dos muitos filhos de Zeus, portanto também irmão de Ártemis. Zeus também lhe deu uma corte de Ninfas, e fê-la rainha dos bosques. Como a luz prateada da lua, percorre todos os recantos dos prados, montes e vales, sendo representada como uma infatigável caçadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário